quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

AULA 2




Arcadismo

"As brilhantes estrelas já caíam
E a vez terceira os galos já cantavam,
Quando, prezado amigo, punha o selo
Na volumosa carta, em que te conto
Do nosso imortal chefe a grande entrada;
E refletindo, então, ser quase dia,
A despir-me começo, com tal ânsia,
Que entendo que inda estava o lacre quente

Quando eu já, sobre os membros fatigados,
Cuidadoso, estendia a grosa manta"




Características

O Arcadismo é um movimento de reação ao exagero barroco, que havia alcançado um ponto de saturação. Racionalmente, influenciados pelas idéias iluministas francesas, os poetas buscam a retomada da simplicidade e resgatam alguns princípios da Antiguidade, por considerarem ser este o período de maior equilíbrio e pureza.

Há três princípios latinos básicos para a compreensão desse estilo de época:


Carpe diem (aproveita o dia): máxima proposta pelo poeta latino Horácio. Significa viver o presente, aproveitando-o ao extremo, visto que o tempo passa rapidamente.

Inutilia truncat (cortar o inútil): desejo de retirar dos textos tudo o que for excessivo, exagerado ou redundante.

Fugere urbem (fugir da cidade): princípios de valorização da natureza, vista como lugar de perfeição e pureza, em oposição à cidade, onde tudo é conflito.




Relacionando o Arcadismo a música encontramos:
"Chico Buarque - Benvinda"


Dono do abandono e da tristeza
Comunico oficialmente que há um lugar na minha mesa
Pode ser que você venha por mero favor, ou venha
coberta de amor
Seja lá como for, venha sorrindo
Ah, benvinda, benvinda, benvinda
Que o luar está chamando, que os jardins estão
florindo
Que eu estou sozinho
Cheio de anseio e de esperança, comunico a toda gente
Que há lugar na minha dança
Pode ser que você venha morar por aqui, ou venha pra
se despedir
Não faz mal pode vir até mentindo
Ah, benvinda, benvinda, benvinda
Que o meu pinho está chorando, que o meu samba está
pedindo
Que eu estou sozinho
Vem iluminar meu quarto escuro, vem entrando com o ar
puro
Todo novo da manhã
Oh vem a minha estrela madrugada, vem a minha
namorada
Vem amada, vem urgente, vem irmã
Benvinda, benvinda, benvinda
Que essa aurora está custando, que a cidade está
dormindo
Que eu estou sozinho
Certo de estar perto da alegria, comunico finalmente
Que há lugar na poesia
Pode ser que você tenha um carinho para dar, ou venha
pra se consolar
Mesmo assim pode entrar que é tempo ainda
Ah, benvinda, benvinda, benvinda
Ah, que bom que você veio, e você chegou tão linda
Eu não cantei em vão
Benvinda, benvinda, benvinda. benvinda, benvinda


Esses fatos como no Arcadismo faz uso da clareza e da simplicidade, equilibrio com a natureza, a valorização dos afetos principalmente a mulher como na musica e na imagem.

3 comentários:

Geruza Zelnys disse...

que bela seleção musical!eu não me lembro de já ter ouvido essa música, mas o trocadilho me lembrou os versos de manuel bandeira: "teadoro, Teodora"...

acho legal vcs apontarem os elementos arcades: campo, a mesa, irmã, toda a atmosfera bucolica que se mistura a urgencia romantica...
beijos
G.

Natália, Mariana, Fernanda disse...

Lindo meninassss

van! disse...

encontreii parcerass musicaisss!
hauihaiuh!
presisoo colocaa un videoo, algn ai sabee comoo!?
arcadismo soh vo postaa amanhaaa..
Bejaummm garotasss, bem legal o introsamento daquela musicaaa..
e vaum nu meuu blog tb heimmm!!

Bezoss!