quinta-feira, 15 de maio de 2008

Simbolismo


O Simbolismo é um estilo literário , do teatro e das artes plásticas que surgiu na França , no final do século XIX , como oposição ao Realismo e ao Naturalismo.


Principais Caractéristicas:
-Subjetivismo
-Musicalidade :
Na tentativa de sugerir infinitas sensações aos leitores, os simbolistas aproximam a poesia da música. Entendamos: não se trata de poesia com fundo musical, mas poesia com musicalidade em si mesma, através do manejo especial de ritmos da linguagem, esquisitas combinações de rimas, repetição intencional de certos fonemas, sujeição do sentido de um vocábulo a sua sonoridade, etc. Realiza-se assim a exigência de Verlaine: "A música antes de qualquer coisa."

A música é obrigatória, como nesta espécie de receita poética de Cruz e Sousa:


Derrama luz e cânticos e poemas
No verso e torna-o musical e doce
Como se o coração, nessas supremas
Estrofes, puro e diluído fosse.

Mesmo a morte, na obra do simbolista brasileiro, possui uma terrível musicalidade:

A música da Morte, a nebulosa,
Estranha, imensa música sombria,
Passa a tremer pela minh'alma e fria
Gela, fica a tremer, maravilhosa...
-Transcendentalismo .

Simbolismo no Brasil, dois grandes poetas destacaram-se dentro do movimento simbolista: Cruz e Sousa e Alphonsus de Guimaraens. No primeiro, a angústia de sua condição, reflete-se no comentário de Manuel Bandeira: "Não há (na literatura brasileira) gritos mais dilacerantes, suspiros mais profundos do que os seus".

Um comentário:

Nathasha disse...

Eu queria todo dia 'pessoas e coisas acrescentando luminosidade a minha vida',esse blog com certeza acrescenta muito,ñ só pelo fato de ser 'brilhante',e sim por existirem pessoas como vcs.Escrever é arte,mais brilhar,é p/ poucos !*

Um beijo gigante pra vcs,e parabéns p/ geruza,q teve a idéia maravilhosa de criar esse blog ! ;*

Nathasha*