quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Modernismo (1922-1960)


O Modernismo Brasileiro é um movimento de amplo espectro cultural, desencadeado tardiamente nos anos 20, nele convergindo elementos das vanguardas acontecidas na Europa antes da Primeira Guerra Mundial -Cubismo e Futurismo - assimiladas antropofagicamente em fragmentos justapostos e misturados.
Iniciou-se no Brasil com a SAM de 1922. Mas nem todos os participantes da Semana eram modernistas: o pré-modernista Graça Aranha foi um dos oradores. Apesar de não ter sido dominante no começo, como atestam as vaias da platéia da época, este estilo, com o tempo, suplantou os anteriores. Era marcado por uma liberdade de estilo e aproximação da linguagem com a linguagem falada; os de primeira fase eram especialmente radicais quanto a isto.
Primeira fase Modernista no Brasil (1922-1930)
É a fase mais radical justamente em conseqüência da necessidade de definições e do rompimento de todas as estruturas do passado. Caráter anárquico e forte sentido destruidor.
Principais autores desta fase: Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Manuel Bandeira, Antônio de Alcântara Machado, Menotti del Picchia, Cassiano Ricardo, Guilherme de Almeida e Plínio Salgado.
Características
· Busca do moderno, original e polêmico
· Nacionalismo em suas múltiplas facetas
· Volta às origens e valorização do índio verdadeiramente brasileiro
· “Língua brasileira” - falada pelo povo nas ruas
· Paródias - tentativa de repensar a história e a literatura brasileiras
A postura nacionalista apresenta-se em duas vertentes:
· nacionalismo crítico, consciente, de denúncia da realidade, identificado politicamente com as esquerdas.
· nacionalismo ufanista, utópico, exagerado, identificado com as correntes de extrema direita.
Manifestos e Revistas
Revista Klaxon — Mensário de Arte Moderna (1922-1923)
Manifesto da Poesia Pau-Brasil (1924-1925)
A Revista (1925-1926)
Verde-Amarelismo (1926-1929)
Manifesto Regionalista de 1926
Revista Antropofagia (1928-1929)
Segunda fase Modernista no Brasil - (1930-1945)
Um período rico na produção poética e também na prosa. O universo temático se amplia e os artistas passam a preocupar-se mais com o destino dos homens, o estar-no-mundo.
Características
· Repensar a historia nacional com humor e ironia
· Verso livre e poesia sintética
· Nova postura temática - questionar mais a realidade e a si mesmo enquanto indivíduo
· Tentativa de interpretar o estar-no-mundo e seu papel de poeta
· Literatura mais construtiva e mais politizada.
· Aprofundamento das relações do eu com o mundo

Autores Principais
Poesia
Carlos Drummond de Andrade
Murilo Mendes
Jorge de Lima
Cecília Meireles
Vinícius de Moraes
Prosa
Romances caracterizados pela denúncia social, verdadeiro documento da realidade brasileira, atingindo elevado grau de tensão nas relações do eu com o mundo. Uma das principais características do romance brasileiro é o encontro do escritor com seu povo. Há uma busca do homem brasileiro nas diversas regiões, por isso o regionalismo ganha importância, com destaque às relações do personagem com o meio natural e social.
Rachel de Queiroz
José Lins do Rego
Graciliano Ramos
Jorge Amado
Érico Veríssimo
Terceira fase Modernista no Brasil (1945- 1960)
A literatura brasileira, assim como o cenário sócio-político, passa por transformações.
A prosa tanto no romance quanto nos contos busca uma literatura intimista, de sondagem psicológica, introspectiva. Na poesia, surge uma geração de poetas que se opõem às conquistas e inovações dos modernistas de 22.
Referências históricas
1945 = fim da 2ª Guerra Mundial, início da Era Atômica (Hiroxima e Nagasaki), ONU, Declaração dos Direitos do Homem, Guerra Fria. No Brasil, fim da ditadura Vargas, redemocratização brasileira, retomada de perseguições políticas, ilegalidades e exílios.
Autores Principais
Guimarães Rosa
Clarice Lispector
João Cabral de Melo Neto

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